Você sabia que os casos de dengue dispararam em São Paulo e em todo o Brasil neste ano?
De acordo com dados oficiais, só na capital paulista em 2023 foram registrados mais de 3 mil casos da doença, crescimento de 52% em relação ao ano passado. É o maior número de ocorrências de dengue dos últimos sete anos.
Pensando nisso, preparamos este post com informações, dicas e cuidados para você se prevenir e tratar a doença. Confira tudo abaixo!
Como acontece a transmissão da dengue?
A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. O vírus é transmitido pela picada do mosquito fêmea infectado. Os arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos, principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor proporção, da espécie Aedes albopictus. Esses mosquitos ainda transmitem chikungunya e zika.
É possível evitar o contágio do Aedes aegypti?
O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região. Sendo assim, a melhor dica para prevenção é evitar a proliferação do vírus.
Mas, afinal, como fazer isso? Elimine água armazenada com potencial de se tornar possíveis criadouros, como nas plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção.
É preciso que você evite água parada também em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Veja ainda outras ações para você tomar cuidado no dia a dia:
-
Mantenha os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
-
Guarde garrafas com a boca virada para baixo;
-
Coloque o lixo sempre em sacos fechados;
-
Não se esqueça de deixar baldes, caixas d'água e piscinas sempre tampados;
-
Deixe os pneus ao abrigo de chuva e água.
Quais são os sintomas da dengue?
A infecção pelo vírus da dengue pode desencadear sintomas leves ou graves, ou não apresentar nenhum sintoma. Quando surgem, os sintomas podem aparecer entre quatro a dez dias depois da picada. Os principais sinais são:
-
Febre alta (acima de 38°C);
-
Dor no corpo e articulações;
-
Dor atrás dos olhos;
-
Mal-estar;
-
Falta de apetite;
-
Dor de cabeça;
-
Manchas vermelhas no corpo.
Fique de olho nos sinais graves da dengue
Lembre-se de ficar atento a alguns sinais mais graves que podem indicar dengue hemorrágica. São eles:
-
Sangramento;
-
Vômitos persistentes;
-
Sangramento de mucosa ou outra hemorragia;
-
Disfunções de órgãos;
-
Extravasamento de plasma.
Há maior chance de os riscos aumentarem caso você tenha alguma doença crônica, como asma brônquica, diabetes, anemia, hipertensão, além de infecções prévias por outros sorotipos.
O que fazer se eu for infectado?
Antes de tudo é preciso que você saiba se realmente foi infectado. O diagnóstico da dengue é confirmado com exames laboratoriais de sorologia, de biologia molecular e de isolamento viral, ou confirmado com teste rápido (usado para triagem).
Os exames de hemograma e o coagulograma também podem ser solicitados para diagnosticar a doença, principalmente a dengue hemorrágica. Você pode agendar em casa ou nas nossas unidades.
Saiba mais
Qual o tratamento para dengue?
Não existe nenhum tratamento para a doença. O recomendável é repouso e hidratação. Em casos mais graves, medidas especiais devem ser tomadas, como internação e hidratação venosa. Alguns medicamentos para aliviar os sintomas da doença podem ser indicados, como febre e dores, mas só devem ser usados com indicação médica.
Faça seus exames laboratoriais em casa ou nas nossas unidades
Que tal fazer seus exames e vacinas aí no conforto do seu sofá? De domingo a domingo, vamos aonde você estiver e aplicamos tudo de um jeito leve e humanizado, com a Red8 até você.
E o melhor: você pode fazer tudo com o seu plano de saúde ou de forma particular. São mais de 10 convênios credenciados!
-
Care Plus
-
Porto Cuida
-
Allianz Saúde
-
Iamspe
-
Komba Saúde
E muito mais
Saiba mais