Você sabia que o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens? O Instituto Nacional do Câncer (INCA) revela que só neste ano se espera mais de 65 mil casos no Brasil
O mesmo levantamento indica que o câncer atinge todas as idades, mas 75% dos diagnósticos ocorrem a partir de 65 anos.
Mas, afinal, o que é o câncer de próstata, como se prevenir e quais são os sinais e sintomas? É o que você vai ver neste post!
O que é o câncer de próstata?
Antes de tudo, é preciso explicar o que é a próstata: é uma glândula que fica abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Possui a função de produzir e armazenar parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides.
O câncer se desenvolve quando células da próstata se multiplicam rapidamente de forma anormal dando origem ao tumor maligno, que tem a capacidade de se espalhar pelo corpo, provocando a metástase.
O que aumenta o risco?
A idade é um fator de risco importante, já que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam de forma considerável após os 50 anos.
O histórico familiar, como ter pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, mais que duplica a chance de desenvolver a doença. O excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.
Principais sinais e sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático . Ele tem uma evolução silenciosa. É comum muitos pacientes não apresentarem sintomas. Porém, em estágio mais avançado, apresenta alguns sinais como:
-
- Presença de sangue na urina
-
- Dificuldade em urinar
-
- Não conseguir esvaziar completamente a bexiga
-
- Diminuição do jato da urina
-
- Dor óssea, principalmente nas costas
-
- Insuficiência renal
Como prevenir o câncer?
É fundamental que você mantenha seu peso balanceado, tenha uma alimentação saudável, além de praticar atividades físicas pelo menos 30 minutos por dia.
Porém, a realização anual de exames é a melhor estratégia para encontrar o tumor na fase inicial e, assim, ter maior chance de ter um tratamento com sucesso! O INCA revela que o diagnóstico precoce salva 90% dos pacientes com câncer.
Exames que detectam o tumor
Você já foi ao menos uma vez no urologista? Se a resposta for negativa, você não está sozinho. A realização de exames para diagnóstico do câncer de próstata ainda é um tabu no país.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revela que mais de 50% dos homens nunca foram ao especialista.
Não descuide da sua saúde! Isso faz com que o problema, se existir, se agrave com o tempo, prejudicando o tratamento.
O câncer de próstata é uma das doenças que podem ser detectadas em exames preventivos. Veja quais são eles:
-
- PSA Total (Exame de Sangue):
Exame laboratorial feito pela Red8 que mede a quantidade de PSA (Antígeno Prostático Específico), proteína produzida pela próstata.
Exame laboratorial feito pela Red8 que mede a quantidade de PSA (Antígeno Prostático Específico), proteína produzida pela próstata.
-
- PSA Livre
Neste exame, é medida a quantidade de PSA que circula solto no sangue. Ele pode ser solicitado pelo médico para melhorar a detecção do câncer de próstata.
-
- Exame de toque retal
Exame rápido e indolor. É feito para que o médico possa avaliar o tamanho, forma e textura da próstata. Nenhum outro procedimento substitui o toque retal no diagnóstico precoce de qualquer anormalidade.
Aproveite exames de check-up para manter sua saúde em dia
Aqui na Red8, você, homem, conta com dois check-ups desenvolvidos exclusivamente para a sua saúde! Dá uma olhada nos exames.