Você sabe o que é o exame de sexagem fetal? Nada mais é do que um teste que permite identificar o sexo do seu futuro bebê durante a gravidez!
Nos últimos anos, avanços na medicina têm proporcionado métodos cada vez mais precisos e acessíveis para essa finalidade. Pensando nisso, preparamos este post para você entender o que é o exame de sexagem fetal, além de respondermos as principais dúvidas.
Vem com a gente!
O que é a sexagem fetal?
Como dissemos no início deste post, a sexagem fetal é um procedimento que reconhece o sexo do bebê antes mesmo do nascimento. Fique tranquilo, o teste não é nada invasivo. Tudo é feito através de uma simples coleta de sangue da mão da mamãe.
Depois disso, a amostra é analisada baseada em fragmentos do DNA do feto e, assim, conseguimos identificar o sexo do bebê.
Como vou saber se é menino ou menina?
A identificação é bem simples! Se o exame apontar a presença do cromossomo Y, exclusivo do sexo masculino, indica a probabilidade de quase 100% de que o seu filho é um menino. Se o resultado do teste indicar ausência do cromossomo Y, significa que é uma menina!
Importante ressaltar que, normalmente, o resultado do exame de sexagem fetal demora até sete dias. Ou seja: em até uma semana você descobre o sexo do seu bebê.
Com quantas semanas devo fazer o teste de sexagem fetal?
Esta é uma das principais perguntas feitas pelos futuros pais. O recomendado é que o teste seja feito a partir da 8ª semana de gestação, contando a partir da última menstruação.
Sexagem fetal pode dar errado?
O resultado tende a ser mais assertivo a partir da 8ª semana, chegando até 99% de acerto. Porém é importante ressaltar que caso a gestante já tenha recebido transfusão de sangue ou feito transplante de órgãos, o resultado do exame pode apresentar erros.
Como o exame é feito em grávidas de gêmeos?
O procedimento é feito exatamente da mesma maneira. Se a gestação for gemelar bivitelina, quando há a formação de duas placentas, o resultado pode ser parcial, ou seja, não é sempre que dá para saber o sexo dos dois bebês.
Se o exame mostrar a presença do cromossomo Y, significa que pelo menos um dos bebês é do sexo masculino. Se não mostrar o cromossomo Y, significa que ambos os bebês são do sexo feminino.
Sexagem fetal precisa de jejum?
Não é necessário nenhum tipo de jejum. O teste só não é recomendado a pacientes em uso de anticoagulantes, visto que há chance de inibição da reação.
Quer fazer o seu exame de sexagem fetal? Clique aqui e agende na sua casa, no escritório ou nas nossas unidades. Vamos até você!